Bíblia no Celular: Conheça os melhores aplicativos da Bíblia para seu smartphone

Tags

Melhores aplicativos da Bíblia

Nesse artigo você vai poder conferir uma lista com as melhores opções de aplicativos da Bíblia sagrada para usar no seu celular ou smartphone, seja ele Android, IOS ou Windows Phone, que são as três principais plataformas operacionais utilizadas hoje em dia em dispositivos móveis.

Observe as funcionalidades de cada um e veja o que mais se adéqua ao seu estilo, com certeza sua escolha irá depender do objetivo para o qual irá usar a Bíblia e a quantidade de informação que espera obter. 


Então vamos lá conhecer os melhores aplicativos da Bíblia para smartphones.

Bíblia JFA off-line


JFA significa João Ferreira de Almeida, a vantagem dela está no fato de ser uma alternativa simples e rápida de acesso às escrituras, tem versão disponível para Android, IOS (ver aqui) e Windows Phone (ver aqui), depois de instalada não é necessário estar conectado à internet para acessá-la, tem uma versão do app que dispõe dos hinos da harpa cristã e entre outras coisas permite compartilhar suas passagens preferidas nas redes sociais.

A desvantagem consiste em possuir apenas uma versão e não permitir inserir outras como a NTLH por exemplo, isso é bastante limitante para quem deseja um estudo mais profundo.  

Nova Bíblia Viva


Lançada em 1981, a Bíblia Viva foi a primeira edição brasileira da Bíblia Sagrada a contar com linguagem simplificada e de fácil compreensão, focando o público jovem e pessoas recém-convertidas ao cristianismo que desconheciam os termos eruditos e as construções sintáticas formais das versões bíblicas mais antigas. 

Seu diferencial está em poder ouvir a passagem que desejar desde que esteja conectado à internet, está disponível gratuitamente no Android (instale aqui) e Windows Phone.

😉 SUPER RECOMENDADOS


- 7 Técnicas para ler a Bíblia rápido e memorizar
- As 12 Melhores Bíblias de Estudo do mundo
- 38 Ferramentas de estudo para Pregadores
- O Segredo de Renato Alves para ler 3x mais rápido
- 10 Sinais de um viciado em pornografia
- Como fazer um TCC sem drama
- Jovem mostra como passou em 10 concursos federais

Bíblia King James em Português


Essa é uma das melhores alternativas para se ler a Bíblia Sagrada Offline (não precisa de internet) com fidelidade à originalidade do texto, a versão King James Atualizada em português (KJA) é uma das mais fiéis, gratuita e sem propagandas!

Tem as seguintes funcionalidades:

- Totalmente Offline (funciona sem internet)

- Salve uma lista de versículos favoritos

- Divisão histórica dos livros por cores: Pentateuco, Históricos, Poéticos, Profetas Maiores, Profetas Menores, Evangelhos, Histórico, Cartas de Paulo, Cartas Gerais, Profético.

- Listagem de livros com 3 opções de exibição: quadro abreviações, lista de nomes e ordem alfabética

- Copiar versículos

- Compartilhar versículos

- Funciona em celular e tablet

- Opção para aumentar e diminuir o tamanho da fonte dos versículos

- Opção de modo noturno para leitura

- Busca por palavras chave

- Opção de continuar lendo de onde parou

- Tela de leitura se mantém sempre ativa

A tradução da Bíblia King James Atualizada (KJA) é autorizada pela Sociedade Bíblica Ibero-Americana do Brasil & Abba Press exclusivamente para este app sem fins lucrativos, disponível gratuitamente para Android, IOs e Windows Phone de forma não oficial, saiba mais no site kingjamesatualizada.com.br  

PARA PREGADORES



MySword


Dos aplicativos que pesquisei para experimentar a Bíblia no celular esse é o mais completo e eficiente, por que funciona como uma plataforma que aceita a inserção de quantos materiais você quiser acrescentar, desde diferentes versões bíblicas, comentários, dicionários, mapas e livros da literatura evangélica ou seus próprios módulos de estudo.

O que são e para que servem as versões da Bíblia?


João Ferreira de Almeida (Ex Católico) foi o responsável por traduzir a Bíblia para o idioma português por volta do ano 1681 mas que só vei ser publicada em 1819, por isso algumas Bíblias trazem o nome ‘Almeida’ fazendo referência à memória dele como principal tradutor. 

Ao longo dos anos a versão bíblica que ele produziu passou por atualizações e correções, é muito importante conhecer o que são e quais são as principais diferenças de algumas versões da Bíblia sagrada, geralmente seus nomes são definidos por siglas e em português nós temos várias, porém as mais destacadas são:

ARC – Versão Almeida revista e corrigida, consiste na versão bíblica de João Ferreira de Almeida após ter passado por um processo de revisão e correções em partes extensas do texto.

ARA – Mesma versão de João Ferreira de Almeida, mas que sofreu atualizações em praticamente todo o texto para adequar o estilo literário à evolução da língua, muitas mudanças foram insignificantes como a substituição de termos por outros sinônimos, mas alguns detalhes chegaram a alterar profundamente a interpretação de alguns versículos.

- Leitura Dinâmica: 7 Vícios que lhe impedem de reter o que leu

ACF – Almeida corrigida fiel, versão que também parte dos manuscritos da tradução feita por JFA, porém é a única versão produzida no Brasil pela Sociedade Bíblica Trinitariana (SBTB), todas as outras são feitas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Seu diferencial é procurar manter o texto traduzido o mais fiel possível ao texto massorrético que são os manuscritos hebraicos do antigo testamento e o texto receptus, que por sua vez são os manuscritos gregos mais confiáveis dos escritos do novo testamento.

NVI – Nova Versão Internacional da Bíblia é uma tradução feita por eruditos estrangeiros que tem o objetivo de ser a versão do novo milênio, facilitando o entendimento dos termos cultos usados nas versões mais antigas.


NTLH – A Nova Tradução na Linguagem de Hoje é a Bíblia que utiliza uma pronúncia mais moderna do texto sagrado, transformando as palavras antigas e difíceis em expressões claras do cotidiano para facilitar o entendimento por leigos, tanto ela como a NVI recebem muitas criticas dos teólogos conservadores por que nesse processo de adequação da linguagem muitas passagens sofreram grave adulteração da escrita e por conseguinte da interpretação.

TNM – Tradução novo mundo é a versão bíblica produzida pelas testemunhas de Jeová, e foi feita com intenção de preservar o máximo possível do texto original da Bíblia hebraico/grego, todavia muitas passagens sofreram alterações que objetivaram ajustar a Bíblia aos ensinamentos doutrinários do arianismo.

Diante disso eu destaco as vantagens do aplicativo MySword, por que além de poder inserir todas essas diferentes versões da Bíblia no celular, você ainda poderá colocar dicionários, comentários, mapas e livros diversos como desejar. 

Aqui no site estão disponíveis todos os módulos para o MySword, como exemplo veja um vídeo tutorial que exibe as funções do app, algo assim você não encontrará em nenhum dos outros aplicativos mencionados aqui, a única desvantagem é que ele só está disponível para o sistema Android. 

Melhor Bíblia para IPHONE


PocketSword melhor app da Biblia Iphone

PocketSword é um aplicativo de estudo da Bíblia para o iPad, iPhone e iPod touch (iOS 3.0 e acima) é construído sobre à poderosa plataforma backend S-WORD desenvolvido pela Sociedade Bíblica CrossWire.

Os módulos estão disponíveis para download e uso off-line, quando você baixar este aplicativo, ele vem com comentário conciso do KJV & Matthew Henry sobre a Bíblia inteira pré-instalado em inglês, mas você pode usar o downloader dentro do próprio PocketSword (localizado na guia More) para escolher quais módulos adicionais que deseja baixar a partir do CrossWire e que esteja disponível para uso offline. 

Aqui no site também publicamos um artigo com a lista de módulos para a Bíblia PocketSword em português, confira.

CONCLUSÃO


Você acabou de ver uma coletânea de aplicativos da Bíblia no celular para testar em seu Smartphone, como você pode ver, os recursos mais robustos estão no MySword para Android e PocketSword para iOS, acredito que em breve estarão sendo desenvolvidas versões desses apps também para os celulares com Windows Phone.


Se esse conteúdo lhe ajudou deixe um comentário abaixo com sua opinião e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Você também pode contribuir conosco adquirindo um dos cursos dessa lista.


VEJA TAMBÉM


- VERSÃO PREMIUM MYSWORD
- PREPARAR SERMÃO COM MYSWORD
- COMO BAIXAR MÓDULOS DO SITE
- 7 RECURSOS FANTÁSTICOS DO MYSWORD

Comentários
2 Comentários

2 comentários

Obrigado me ajudou muito, esses aplicativos são ótimos usei no meu celular que comprei usando um Cupom Trocafone


EmoticonEmoticon